sexta-feira, 4 de maio de 2012

Entrevista: Adriano Siqueira

Adriano Siqueira.
Saudações, amados leitores do Policial da Biblioteca! Venho lhes presentear com mais uma entrevista de qualidade com um autor nacional de enorme talento! Estou falando de Adriano Siqueira, ou Lord Dri para os mais próximos. O meu primeiro contato com o nome de Adriano foi no livro "Livraria Limítrofe" do escritor Alfer Medeiros. Nesta obra do Alfer há um conto em homenagem de Adriano em que o próprio "vive" uma aventura com as suas amadas criaturas...os vampiros! O conto se chama "Vampiros me mordam!" e após terminá-lo comecei uma pesquisa sobre este autor que me despertou a curiosidade mesmo enquanto ainda era um personagem. Uma certeza adentrou minha mente ao descobrir o vasto conhecimento e trabalho de Adriano com a temática vampiros: Tenho de conhecer as obras dele! Enfim, foi no meu último aniversário que ganhei um exemplar de "Adorável Noite" da Priscila Rúbia e posso afirmar sem hesitação que esta é uma obra maravilhosa! Sem mais demora, vamos à entrevista...ah, antes deixem-me colocar um breve texto sobre o autor.



Sobre o autor
Adriano Siqueira.
Paulista, diagramador e design gráfico, em 44 anos de vida, Adriano Siqueira colecionou livros, HQs, Filmes, Cds e tudo mais que existe sobre vampiros.


Em 1996, começou a escrever contos de terror e vampiros e por este motivo conheceu muitas pessoas que apreciavam este universo. Enviava os contos por e-mail, mas com o sucesso criou um site só para colocá-los. Os comentários sobre eles foram tão positivos que, no ano 2000, o autor criou um site exclusivo sobre vampiros, para poder divulgar não só seus contos, mas também, as obras dos escritores nacionais, que cediam seus livros para serem entregues como prêmio nos Concursos de Contos, e eventos.
André Vianco e Adriano Siqueira
recebendo o 'Codex 2011' pelo livro
"Amor Vampiro".
O site “Adorável Noite” www.contonoturno.hpg.com.br (que atualmente é o www.adoravelnoite.com) deixou a sua marca no pescoço desta nova fase da cultura nacional, através da divulgação de peças teatrais e curtas metragens.
Paralelamente a criação do site, Siqueira participou da criação do grupo de novos escritores “Tinta Rubra”, primeiro grupo de escritores de vampiros da internet.
Em 2001, lançou seu primeiro zine de contos de vampiros e terror do Brasil. 
Denominado “Adorável Noite”, o zine passou a divulgar a arte dos novos escritores e até hoje é distribuído nas vampergrounds paulistas e eventos de ficção científica.
Foi autor convidado nas antologias literárias Amor Vampiro - 2008, Draculea - o livro secreto dos vampiros - 2009 e Metamorfose - A fúria dos lobisomens - 2009.
Hoje, além de escrever, Siqueira é consultor de novos sites sobre vampiros, ministra palestras sobre vampiros, participa de exposições, cede entrevistas para TV, Rádio e jornais e atualmente produz curtas metragens, HQs e radionovelas sobre vampiros.


Entrevista:

Adriano Siqueira. Preparando-se para uma caçada aos
Vampiros? 
Olá, Adriano. Antes de iniciar a nossa entrevista, que será de forma mais descontraída possível, quero dizer que é um prazer conversar com tamanho admirador do terror, mais especificamente estas adoráveis criaturas noturnas a que chamamos vampiros. Sinto-me honrado em ter a oportunidade de trocar algumas palavras com uma pessoa que conhece tanto acerca das manifestações dos vampiros nas HQs, livros, filmes etc. Desde pequeno sou um profundo admirador do terror em suas diversas formas artísticas. Bem, vamos às perguntas...

Adriano: Eu que me sinto bem em fazer entrevista assim... ontem mesmo estava falando com o Leonardo Brum e elogiei muito inclusive passo aqui o comentário que fiz para ele sobre vocês - " Oi Leonardo, A Priscilla tem feito um ótimo trabalho entrevistando os autores nacionais. As perguntas que ela faz mostra que ela estuda muito sobre o escritor. Ela faz as perguntas certas e deixa o autor a vontade para responder. Gostei muito Realmente o blog Policial da Biblioteca vai longe. E pode ver que ela não tem preconceito com editoras grandes ou pequenas. Está cheio de vontade para mostrar tudo mesmo que existe no mercado. fiquei muito feliz de ver sites assim com tanta eficiência. E ela sabe bem quem são os autores do momento. ... "
Abraços, agora vamos a entrevista. :-)

Adriano Siqueira. "Atacado" de surpresa!
1 – Adriano, em seu livro “Adorável Noite" você comenta que o seu primeiro contanto com esta figura que marcaria a sua carreira, os vampiros, foi no RPG, como foi mais especificamente esse primeiro contato? O que lhe atraiu no RPG?
Adriano: O que me incentivou a escrever foi a onda de RPG que estava acontecendo na década de 90. O RPG estava em alta nas BBS´s (que hoje é internet) e muito dos vampiros que eu gostava estava lá. Isso me deixou mais a vontade para escrever minhas primeiras histórias. O publico estava ali pronto para ler histórias sobre o tema e foi então que comecei a escrever. Eu tinha uma boa vantagem para criar já que tinha uma boa coleção de HQs de vampiros (que lia na década de 70/80) e já havia assistido muitos filmes e séries sobre o assunto.

2 – Quero lhe perguntar como foi que seus familiares encararam no início essa sua fascinação por vampiros e como encaram atualmente. Pergunto isto, pois sabemos como o terror ainda é visto como um gênero marginal por muitas pessoas, basta ver como ícones nacionais, como José Mojica Marins, ainda são pouco valorizados em seu país de origem.
Adriano Siqueira em meio à parte de sua coleção!
Adriano: Quando comecei a escrever eu já tinha meus 30 e poucos anos e a minha família já me conhecia bem através da minha coleção. que adoro. HQs, Filmes, Revistas Bonecos, Discos, etc.  Infelizmente, nem minha mãe e nem meu pai chegaram a ler meus contos em livros, eles faleceram pouco tempo antes de lançar meu primeiro livro. A vida nem sempre é como a gente espera. Mas tenho certeza que eles me acompanham sempre.
O Gênero terror tem mesmo está fama de ser nocivo mas é só a primeira vista, depois você vê que existe toda aquela arte envolvida e vê o quanto as pessoas se dedicam para fazerem sempre um trabalho que supera outro. Você fica fascinado com tudo aquilo. São pessoas que se dedicam mesmo ao tema. Tanto produtores, escritores, atores, músicos, roteiristas que se envolvem apaixonados pela produção e eu mesmo fico orgulhoso de ver um conto de terror meu sendo elogiado ou mesmo um curta de algum amigo meu sendo premiado. Isso faz o trabalho todo valer a pena. As famílias que criticam os filhos por tentarem fazer algo sobre o tema terror devem pensar que existe muita criatividade nisso. Existe uma profunda pesquisa em efeitos e criação de contos. Os filmes de terror e os livros são grande alvo do público por isso a família deve apoiar principalmente se existem leitores sobre seu trabalho. É o público que manda e divulga. A fama vem através dos comentários.

Adriano Siqueira em um visual que me lembrou Blade!
3 – O que o motivou a mudar a perspectiva de seu trabalho em sua obra a ser lançada (A Maldição do Cavaleiro)? Apesar desse livro, segundo a sinopse, possuir vampiros, eles não são o foco. Estou correto?
Adriano: Isso mesmo, os vampiros fazem parte apenas em um dos capítulos deste meu novo livro "A Maldição do Cavaleiro". Embora seja um novo estilo meu de romance para o público o personagem já era bem conhecido. O Cavaleiro Valente tem 11 anos e é um personagem que criei para o Grupo de escritores Tinta Rubra para recepcionar os leitores e escritores de lá... mas algo deu errado/certo ele morreu... uma autora bem conhecida matou logo no primeiro conto. Em seguida ele morreu novamente e se tornou um hábito do grupo "Matar o Valente" ao todo houve mais de 80 mortes. No passar dos anos eu comecei a escrever um romance sobre o Cavaleiro Valente. Neste romance retomo tudo do zero. Escrevi um romance contando a história do cavaleiro que é amaldiçoado por uma bruxa e é expulso do seu mundo, e para sair de outros mundos por onde passa, ele tem que morrer. Acrescentei muito ao personagem, dei uma arma especial e um guia feminino para acompanhá-lo nestes mundos. Estes elementos foram criados para ajudar o próprio cavaleiro e tenho certeza que isso só enriqueceu mais a história. 

4 – Em suas viagens pelo país e ministrando muitas palestras, com certeza você já entrou em contato com os mais diversos públicos, então, você teria algum caso curioso que gostaria de compartilhar conosco?
Adriano: Não foram tantas palestras assim fora de São Paulo... foi mais por dentro da capital paulista mesmo. No Rio fiz várias palestras no mesmo dia em um evento e foi um dia bem movimentado mas valeu a pena o resultado foi muito positivo. E a curiosidade sobre este evento no Rio foi quando pediram para assinar algumas camisas... e a caneta não era muito apropriada e fiquei rabiscando até parecer uma assinatura. (risos) dá próxima vez levo canetas para assinar camisas. Em São Paulo já teve muitas curiosidades. Em alguns eventos noturnos algumas pessoas queriam que eu autografasse os fanzines do Adorável Noite que era sobre contos de vampiros e eram distribuidos gratuitamente. Diziam que o autógrafo tinha um valor especial. Eu agradei isso. achei bacana ter todo este valor.  

Adriano Siqueira em companhia de morcegos!
5 – Como todo escritor que procura fazer um trabalho sério e de qualidade, imagino que você tenha realizado várias pesquisas ao longo de sua vida como escritor para criar seus contos vampirescos, logo você poderia dar alguma dica para aqueles que gostam de escrever sobre este tema?
Adriano: Eu gosto do tema faz um bom tempo. Exploro alguns detalhes pouco explorados. o escritor sabe a diferença entre plágio e referência por isso não existem contos iguais aos outros mas referências são necessárias principalmente as criaturas fantásticas como os vampiros. A dica principal é que para escrever contos e histórias sobre vampiros veja primeiro o que já existe e tente fazer algo seu. Algo que você viu que pode caber neste tema e procure alguns leitores para darem a sua opinião. outras dicas seria escrever matérias para sites específicos assim você aprende mais sobre vampiros e pode ter mais facilidade para escrever sobre o tema além do nome do autor estar sendo conhecido para os leitores, reforça seu trabalho tornando-o um escritor experiente sobre vampiros.

6 – O que você acha dos vampiros que estão sendo retratados na maioria das obras atuais, mais especificamente os best-sellers?
Adriano: Existe hoje uma diversidade sobre o tema. Tem para todos os gostos, Vampiros românticos, Vampiros como doença, Vampiros aventura, Vampiros Góticos. - Os que mais se destacam são os vampiros para os adolescentes público feminino, mas não exatamente sobre Crepúsculo mas sim obras com vampiros um pouco mais sedentos como True Blood (livro Morto até o anoitecer) que se deu muito bem principalmente no seriado. tivemos o Guillermo Del Toro com o seu "Noturno" se destacou muito bem, o Jane Austen – A Vampira, de Michael Thomas Ford, - Justin Cronin com o seu "A passagem" e o Abraham Lincoln caçador de vampiros do Seth Grahame-smith Mostra que o sucesso dos vampiros estão espalhados em várias ideias diferenciadas sem que uma prejudique a outra.

7 – Gostaria que você compartilhasse conosco o seu rank (os três primeiros lugares) quando o assunto são obras vampirescas (vale filme, livro, HQ etc).
Adriano: A Tumba de Drácula era uma HQ da década de 70 que eu adorava muito. Hoje temos o American Vampire que também tem muito de vampiros bem interessantes. Gosto dos livros de vampiros estrangeiros "Drácula" "Eu sou a Lenda" e "Vampiros do espaço" - de filmes Os Garotos Perdidos, A hora do Espanto, os Dráculas do Chris Lee e adoro Vampiras também destaque para Underworld, Vampirella, Condessa Drácula etc.

Adriano Siqueira em um ambiente adequado
para suas belíssimas histórias.
8 – Você poderia nos presentear com alguma novidade em primeira mão sobre seus projetos futuros? Ficaríamos muito gratos.
Adriano: Este ano estou muito ativo nos livros. Vou participar de sete livros com contos para cinco livros de vampiros e mais dois livros com temáticas diferentes mas também falo de vampiros neles. Além disso neste ano vou lançar o meu primeiro romance que é sobre um cavaleiro "A Maldição do Cavaleiro" será lançado no segundo semestre e estou muito contente com o apoio do pessoal sobre este livro.

9 – Por último quero lhe perguntar: Qual o sentido dos vampiros para você? Por que eles lhe atraem?
Adriano: Os vampiros são as criaturas fantásticas que mais se destacam entre as outras. Antigamente eu queria nas livrarias a categoria "Vampiros" hoje quero mais, Categorias Vampiros Terror, Vampiros Romance e Vampiros Ficção Científica. Assim seria ideal.
Por eles serem muito sedutores e por sempre aparecer em histórias diversificadas eu aprecio muito estas criaturas. Não é toda a lenda que aparece nos seriados de tv, no cinema no hq e fazem parte do cotidiano. Você vê vampiros nos anúncios de carros e isso é impressionante. Eu sou um colecionador sobre o tema e a cada dia aparece uma novidade.

Qual seria a mensagem desta foto?
Silêncio, os vampiros estão por perto?
Quero agradecer pela entrevista concedida e lhe desejar muito sucesso em seus projetos! Abraços!

Adriano: Agradeço toda a sua equipe e a oportunidade de participar do site de vocês. Muito sucesso para todos!

Pessoal, essa entrevista para mim foi mais que sensacional, pois, como mencionei, sou um fã de terror desde pequenino e este gênero para mim é sempre uma aventura prazerosa! Me sinto profundamente feliz em divulgar, mesmo que de forma singela, o trabalho de alguém que busca alimentar a imaginação das pessoas com material de qualidade! Assim que tivermos mais novidades sobre os trabalhos de Adriano Siqueira divulgaremos aqui! Abraços à todos e até breve!

Sites em que o Adriano é editor: 

Onde encontrar o Adriano:

Resenha de "Adorável Noite" no Policial da Biblioteca:
.

4 comentários:

  1. Meu exemplar de Adorável Noite está aqui do meu ladinho e logo vou lê-lo. Bem gostosa a entrevista, agradeço ao Adriano por nos concedê-la *-*
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscilla, "Adorável Noite" vai lhe conceder adoráveis sonhos e sem dúvida você vai adorar ter se aventurado por esse livro ao fechá-lo. Nossa, falei muito adorar...kkkkkkkk

      Excluir
  2. oi,
    Nossa morri de vergonha agora por não conhece-lo, nunca li nenhum dos livros dele... Mas vou remediar isso e comprar logo um. Achei ele muito simpatico e suas perguntas muito boas. Parabéns pela entrevista.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fernanda.
      É assim mesmo, vivendo e conhecendo autores novos. Que bom que você agora está curiosa para conhecer os textos do Adriano. Ele escreve muito bem. Boa leitura para ti! Obrigado pelo comentário e o mérito de uma boa entrevista é também do entrevistado.

      Beijos!

      Excluir

Gostou? Não gostou? Comente! Sua opinião é sempre bem-vinda ;D